segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A história da Aquariofilia



A história da aquariofilia, chamada por alguns escritores de aquariologia, esta correlacionada com as ciências naturais da biologia como um todo, subdividido entre aictiologia (gr. ichthys ou ichthus - peixe + logos - discurso/estudo), parte da zoologia que estuda os peixes; e a ecologia ( gr. oikos - lugar para viver + logos- discurso/estudo), parte da biologia que estuda as relações dos organismos com o ambiente. Disso foi criado a piscicultura (lat. piscis - peixes + cultura)criação de peixes em grandes extensões de água e depois a aquariologia moderna.

A história da ictiologia tem o seu começo entre os anos 384 e 322 a. C., quando o sábio grego Aristóteles descreveu cento e quinze espécies de peixes existentes no mar Egeu.
Mais adiante do tempo encontraremos outros estudiosos que se preocupavam com os peixes, como Pierre Belon (1517-1575)e Guilherme Rondele, por volta de 1561, ambos considerados pioneiros da ictiologia.
Os estudos sobre os peixes prosseguiram, porem foi Linneu, em 1758, quem criou o sistema binômico de gênero e espécie, usado até hoje, sendo portanto, o pai da sistemática ou taxonomia moderna.


O nascimento da aquariofilia propriamente dita, isto é, a manutenção de peixes ornamentais de água doce em pequeno recipiente em casa, data de 1596, quando um chinês chamado Chang Chi’ En-Tê escreveu um livro sobre peixes vermelhos, como ele os alimentava, como trocava a água e sifonava o fundo do bujão para retirar sujeiras ali depositadas, como proteger o seu bujão em casa no inverno contra o frio, que seria mortal para seus peixes. Esse livro chamava-se Chu Sha Yu P’u, que quer dizer "Livro dos peixes vermelhos".

Veja o texto completo AQUI

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário