quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Betta


Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Osteichthyes
Subclasse: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Osphronemidae
  Gênero: Betta
Espécie: Beta splendens

Também referido como “peixe de briga”, o peixe beta pertence à família Osphronemidae, é uma espécie originária da Tailândia, batizada com o nome de uma tribo de índios conhecida como “bettah”.

No Brasil, é conhecido como “peixe de briga siamês” e, em Portugal, como “peixe combatente”, por ser um peixe muito agressivo até mesmo entre o seu próprio grupo. As espécies macho são muito violentos e não podem conviver com outro macho no mesmo aquário.
A espécie consegue viver em águas paradas e mal oxigenadas. Se diferenciam de outras espécies de peixes que respiram submersos através das brânquias, o beta consegue retirar oxigênio da atmosfera graças à presença de um órgão auxiliar chamado labirinto.
Para criação em aquário, utilizam-se  aquários específicos conhecidos como betários, e medem cerca de 15x12x12cm. Os betários não necessitam de nenhum equipamento, tendo um custo de aquisição e manutenção baixo.
Quando criados em aquários menores, as fêmeas tornam-se agressivas, uma delas dominando sobre as demais. Em ambiente selvagem a espécie apresenta uma coloração discreta , de cor castanha , que se confunde com o meio ambiente e com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas, no ambiente natural são menores e menos agressivos em comparação às espécies domesticadas.
Na fase de reprodução, o macho costuma defender o seu território, forma um “ninho de bolha”, em seu território cortejam as fêmeas que no acasalamento liberam os ovos. Depois da fertilização, os machos inserem os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território.
O órgão que possibilita que esta espécie respire o oxigênio atmosfério, conhecido como labirinto, abre caminho para que o ar trafegue próximo da corrente sanguínea, permitindo a troca de oxigênio com o sangue num processo de difusão.
O labirinto permite ao beta sobreviver em águas pobres de oxigênios (nem sempre poluídas).
As cores e a anatomia do beta variam, a espécie possui 4 nadadeiras: a nadadeira Dorsal, uma na barriga), outra perto da cabeça e a nadadeira caudal.

Fonte: Infoescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário